top of page

Por que não confiar muito em páginas seguras e HTTPS?

Hoje, ecoamos um relatório que mostra que, mesmo se navegarmos por páginas seguras e HTTPS, dito isto, o conselho é não confiar muito. De fato, os hackers usam cada vez mais esses tipos de páginas para realizar seus ataques.

Sempre que navegamos na Web, podemos enfrentar vários riscos de segurança. Existem muitos tipos de malwares, ataques e problemas que podem afetar nossa privacidade.

Um dos mais importantes e que também cresceu mais nos últimos tempos são os ataques de phishing.

Por que não confiar...

O problema do phishing hoje

Hoje, os ataques de phishing estão muito presentes. Como sabemos, eles podem chegar por e-mail, SMS ou mesmo através de redes sociais. Eles pretendem roubar nossas credenciais e senhas. Eles procuram maneiras de nos enganar e colocar nossos dados que acabam em um servidor controlado pelos atacantes.

É verdade que existem mais e mais ferramentas para nos proteger e os usuários estão mais conscientes, no entanto, os hackers também aprimoram suas técnicas. Dessa forma, eles conseguem ter maior sucesso em seus ataques.

Normalmente, ele é associado ao phishing com páginas ilegítimas e fraudulentas que fingem ser originais. Basicamente, cópias criadas por criminosos cibernéticos para tentar enganar as vítimas. Mesmo esses ataques geralmente ocorreram através de páginas HTTP.


No entanto, deve-se mencionar que isso mudou. Mais e mais páginas oficiais estão sendo atacadas para implantar ataques desse tipo. Além disso, os hackers usam muito mais as páginas HTTPS. Dessa forma, eles ganham a confiança da vítima e podem ter mais sucesso.


Páginas seguras e HTTPS podem ser uma ameaça


Como mencionamos, mesmo se navegarmos em páginas legítimas e HTTPS, também podemos sofrer ataques de phishing. Como relatam um grupo de pesquisadores de segurança, cada vez mais hackers estão usando domínios confiáveis para implantar seus ataques. De fato, os dados mais recentes indicam que 24% dos ataques de Phishing chegam através de domínios legítimos que foram atacados.


Há uma porcentagem maior se falarmos sobre ataques desse tipo que usam páginas HTTPS. Neste caso, falamos de 29%. Podemos dizer praticamente que um em cada três ataques de phishing é realizado usando páginas HTTPS.


Isso rompe com a maneira como eles atacaram anteriormente. Se olharmos para trás, há pouco tempo, praticamente todos os ataques de phishing foram realizados por meio de páginas e domínios HTTP que não eram legítimos. Isso mudou, como podemos ver.


Logicamente, esse fato torna a navegação na web ainda mais perigosa. Não podemos confiar nas páginas legítimas que estamos visitando ou nos sites HTTPS. Sempre devemos ter em mente a possibilidade de estarmos enfrentando um site que foi atacado para roubar nossas credenciais e senhas.


Mais um fato que esse grupo de pesquisadores de segurança também demonstrou é que 1 em cada 50 páginas na Internet é fraudulenta. Em particular, 1,9% pode ser um problema de segurança.


Através deste artigo, você descobriu o porque de não confiar muito em páginas seguras e HTTPS e que sempre será alvo e sofrerá ataques de phishing e outros tipos de malwares.



Via: RedesZone




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page