top of page

Firefox muda para um ciclo de lançamento mensal

Você pode instalar novas versões do Firefox com mais frequência. Isso porque o navegador da Web está mudando para um ciclo de lançamento mensal. Assim, obter uma nova versão do Firefox a cada 4 semanas não é muito diferente do atual ciclo de lançamento do navegador. Atualmente, uma versão principal sai a cada 6 a 8 semanas. Sendo assim, o Firefox muda para um ciclo de lançamento mensal.


"Estamos ajustando nossa cadência para aumentar nossa agilidade e oferecer novos recursos mais rapidamente. Nos últimos trimestres, recebemos muitas solicitações para levar recursos ao mercado mais cedo. As equipes de recursos estão cada vez mais trabalhando em sprints que se alinham melhor com ciclos de lançamento mais curtos. Considerando esses fatores, é hora de mudarmos a cadência de lançamento", diz o comunicado.

Por que o Firefox muda para um ciclo de lançamento mensal?

Porém, aperfeiçoando o índice a taxa de lançamento, a Mozilla diz que pode “aumentar sua agilidade” e trazer aos usuários “novos recursos mais rapidamente”.


"Com ciclos de quatro semanas, podemos ser mais ágeis e enviar recursos mais rapidamente, aplicando o mesmo rigor e diligência necessários para uma versão estável e de alta qualidade. Além disso, colocamos novos recursos e implementação de novas APIs da Web nas mãos dos desenvolvedores mais rapidamente", diz o comunicado oficial da Mozilla.


Novo cronograma de lançamentos

O novo ciclo de lançamento de quatro semanas entrará em ação no início do próximo ano, embora haja uma redução gradual nesse meio tempo. A engenharia do Firefox implementará essa alteração a partir do Firefox 71.

O cronograma do Firefox ESR, a ‘versão de suporte estendido’ utilizada pelos usuários corporativos, não será afetada por essa alteração.

Com um aumento nos principais lançamentos, naturalmente haverá um aumento também nas

versões de pré-lançamento. A Mozilla planeja garantir que haja ‘versões beta mais frequentes, semelhantes às que temos hoje no Firefox Nightly‘. O grande objetivo é para ajudar a impedir que a qualidade caia.

Você pode encontrar mais detalhes sobre o novo ciclo mensal de lançamentos do Firefox no artigo em  hacks.mozilla.org.

Cronograma de lançamentos

Será interessante ver se o Google Chrome opta por ajustar o ritmo de lançamento em resposta. No entanto, como se trata do maior navegador da web do mundo, não há motivo real para isso.

Fonte: OMG Ubuntu


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page